ACNE

A acne é uma doença de pele bastante frequente que acomete a maior parte dos adolescentes. Porém, não se restringe a eles. É também bastante comum em adultos, principalmente nas mulheres.

 

A adolescência é um período de muitas mudanças no organismo, tanto do ponto de vista físico como psíquico. É também uma das fases da vida em que a aparência é muito importante. Ou seja? O comprometimento estético determinado por alterações da pele pode tornar o jovem inseguro, tímido, deprimido, infeliz, com rebaixamento da autoestima e com consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.

Como surge a acne? 

As principais modificações que ocorrem na pele e nos cabelos estão relacionadas à atividade hormonal que se inicia nessa fase. Os hormônios sexuais, produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo desencadeamento da acne (pele oleosa, cravos, espinhas, nódulos e cicatrizes). Acometem com maior frequência a face, mas também pode ocorrer nas costas, ombros e peito.

 

Esses hormônios são chamados andrógenos e estrógenos, e são produzidos pelos ovários (mulher), testículos (homem) e glândulas supra-renais (situadas sobre os rins) em ambos os sexos. A produção dos andrógenos é maior nos homens e a dos estrógenos nas mulheres.

 

Os andrógenos são os responsáveis pelo início do funcionamento das glândulas sebáceas, que são mais ativas na face, peito, costas e couro cabeludo. Essas glândulas estão presentes desde o nascimento, mas são inativas até a puberdade, época que, em pessoas com predisposição genética, desencadeia mudanças relacionadas ao conteúdo de gordura (secreção sebácea) da pele e do couro cabeludo.

Tratamento

A acne deve ser tratada o mais precocemente possível. Não se deve tomar mais a postura de não se preocupar e não tratá-la por ser considerada “própria da idade”, “de desaparecimento espontâneo com o tempo” ou “de não ser doença”.

 

O controle dessa doença é recomendável não só por razões estéticas (melhora da aparência geral), como também para preservar a saúde da pele e a psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) que são tão difíceis de corrigir na idade adulta.

Agende sua consulta:

CONTATOS

(31) 3283 9996

atendimento@fabiogontijo.com.br

Av. do Contorno 4747, 13° andar, salas 1314 / 1315 / 1316
Funcionários, Complexo LifeCenter, Belo Horizonte – MG

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br
©2020 Todos os direitos reservados.