BLEFAROPLASTIA

Uma das regiões do rosto que apresenta mais precocemente os sinais do tempo é a área dos olhos. A fina pele das pálpebras fica ainda mais flácida e começa a formar uma dobra. 

As bolsas de gordura ficam mais proeminentes, trazendo um ar de cansaço constante. Nas pálpebras inferiores, as olheiras se destacam.

Para piorar ainda mais o quadro, as sobrancelhas tendem a descer e pesar ainda mais o olhar.

Pronto, já foi o suficiente para causar tristeza e desespero… Mas, calma! A cirurgia plástica para corrigir as pálpebras, chamada blefaroplastia, é simples, segura e tem resultados incríveis. Não é a toa que é uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo. 

Vamos aprender um pouco mais sobre ela?

Para quem a blefaroplastia está indicada?

A cirurgia está indicada se o paciente apresenta:

  • excesso de pele nas pálpebras;
  • bolsas de gordura evidentes;
  • pálpebras caídas;
  • olhar cansado;
  • olheiras.

É importante diferenciar o excesso de pele nas pálpebras, chamado dermatocálase, da ptose palpebral. A primeira é considerada parte normal do envelhecimento e, exceto em graus muito acentuados, não causa prejuízo à visão.

Por outro lado, a ptose palpebral pode cobrir parte da córnea e até a pupila, alterando o campo de visão. Ela pode ser causada por doenças musculares, neurológicas, trauma ou lesões tumorais nas pálpebras superiores. 

A causa mais comum de ptose após os 50 anos é a desinserção do músculo elevador da pálpebra. Ao se soltar, o músculo fica mais fraco e não consegue exercer sua função. O resultado é a queda de uma ou das duas pálpebras, diminuindo o tamanho da fenda palpebral. 


A cirurgia para a correção da ptose palpebral é muito diferente da blefaroplastia, pois envolve a correção de defeitos musculares e outras técnicas complexas para conseguir reabrir os olhos.

Como é feita a blefaroplastia?

A blefaroplastia é realizada sob anestesia local e sedação, sempre acompanhada por um anestesista.

Antes de iniciar o procedimento, o paciente é fotografado e as marcações são feitas na pele com canetas especiais.

Após a anestesia, o excesso de pele é retirado, seguido pelas bolsas de gordura. Na pálpebra superior, as incisões são feitas no côncavo, acompanhando a dobra das pálpebras. Já na pálpebra inferior, o corte é feito próximo à implantação dos cílios, também acompanhando o traço natural do olho. 

A sutura pode ser intradérmica ou contínua, e os pontos são retirados após 5 a 7 dias.

Em mãos experientes, a blefaroplastia dura em torno de 30 a 40 minutos para as pálpebras superiores e de 40 a 50 minutos para as inferiores.

Logo após a cirurgia, compressas geladas são aplicadas para evitar o inchaço e os hematomas. Esse procedimento é repetido em casa durante os três ou quatro primeiros dias.

Pós-operatório

Geralmente, não são necessários analgésicos no pós-operatório de uma blefaroplastia. A aplicação de compressas geladas alivia o pequeno incômodo, se houver.

O dia seguinte à cirurgia costuma ser o que apresenta maior inchaço, que diminui progressivamente nos dias subsequentes. O repouso com a cabeceira elevada, as compressas geladas e os cuidados com a lubrificação dos olhos são as medidas mais importantes no pós operatório imediato.

Logo após a retirada dos pontos, é possível retomar as atividades habituais, exceto:

  • exposição ao sol: deve ser evitada durante o primeiro mês. 10 dias após a cirurgia já é possível utilizar filtro solar sobre as cicatrizes.
  • Exercícios: devem ser evitados exercícios moderados e intensos por 2 semanas. Caminhadas à noite ou em ambientes fechados são permitidas.
  • Tratamentos estéticos: outros procedimentos na face devem ser evitados durante 30 dias.

Resultados da blefaroplastia

Os resultados já podem ser observados 3 a 4 semanas após a cirurgia. As cicatrizes começam a desaparecer após 30 dias e são muito discretas, quase imperceptíveis, na maioria dos pacientes após o terceiro mês.

Apesar de a blefaroplastia atuar apenas na região dos olhos, é incrível o resultado obtido na estética facial. Um olhar descansado traz uma aura de saúde, vitalidade e juventude!

Se o aspecto das suas pálpebras te incomoda, saiba que esse problema pode ser facilmente corrigido. Aqui na Clínica Fábio Gontijo, temos cirurgiões experientes e prontos para orientar você.

Agende sua consulta:

CONTATOS

(31) 3283 9996

atendimento@fabiogontijo.com.br

Av. do Contorno 4747, 13° andar, salas 1314 / 1315 / 1316
Funcionários, Complexo LifeCenter, Belo Horizonte – MG

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br
©2020 Todos os direitos reservados.