Consulta com dermatologista: Tudo que você precisa saber antes de agendar sua consulta!

A consulta com dermatologista deve ser anual. Esse médico é o especialista da medicina responsável por garantir a saúde dos cabelos, unhas e do maior órgão do corpo humano: a pele!

Muitas pessoas têm dúvidas quanto a consulta: como funciona, quando deve-se agendar e como se preparar para aproveitá-la ao máximo. O blogpost de hoje tem o objetivo de esclarecer todos esses questionamentos. Confira!

COMO FUNCIONA

A consulta com um dermatologista não tem mistérios e se caracteriza  como uma consulta habitual, fluindo através de um bate-papo onde se apresentarão as queixas ao especialista, como os desconfortos que podem ser possíveis doenças ou incômodos estéticos.

O profissional realizará a chamada anamnese, que constitui em uma espécie de “entrevista” com o paciente, com o intuito de se inteirar melhor da saúde do mesmo: se este(a) faz ou já fez tratamento para determinada enfermidade, histórico familiar, hábitos, quais medicamentos e dermocosméticos são utilizados com frequência, análise de exames, etc.

No momento do exame pode ocorrer de o médico pedir para fazer uma avaliação completa, da cabeça aos pés, de modo a avaliar toda a extensão da pele, como um check-up.

Após a análise, o dermatologista poderá estabelecer um tratamento para resolver o problema ou solicitar a realização de exames e procedimentos afim de preparar o paciente da melhor maneira para o tratamento.

É comum que o médico dê amostras dos medicamentos indicados aos pacientes, afim de ajudá-lo(a) a dar início ao tratamento.

A consulta sempre se inicia com uma conversa, para o médico conhecer melhor o paciente e seus problemas!

QUANDO AGENDAR?

Quando manifestada qualquer anormalidade na pele, no cabelo ou nas unhas, alguma insatisfação estética e até mesmo para realização de um check-up! Antes de ser uma questão estética, é uma questão de saúde!

As queixas que levam pessoas a se consultarem com um dermatologista variam muito e costumam estar associadas a doenças como acne, psoríase, câncer de pele, dermatites, quedas de cabelo e insatisfações estéticas como estrias, celulites, verrugas, pintas e tatuagens.

Lembrando que uma boa alimentação e hábitos saudáveis contribuem para a saúde e bem estar não só das áreas de foco da dermatologia, mas do corpo como um todo, por isso o papel do médico dermatologista é tão abrangente.

COMO SE PREPARAR

Caso você tenha agendado uma consulta com dermatologista para resolver algum problema específico, tenha em mente a maior quantidade de informações possíveis sobre ele: Quais os sintomas? Quando começou? O que incomoda?

Saiba informar ao médico quais medicamentos você usa, seu histórico de saúde, quais dermocosméticos e cosméticos tem utilizado e se houver, leve também os resultados de exames de sangue feitos recentemente para serem analisados.

Para a consulta com dermatologista, faça uma lista de tudo que gera incomodo, seja na pele, no cabelo ou nas unhas. Quanto mais dúvidas você tirar e insatisfações resolver, melhor!

No dia da consulta lembre-se de não usar cosméticos como maquiagens, esmaltes e cremes, pois o médico precisará avaliar a condição natural da pele, cabelo e unhas para um diagnóstico preciso.

É importante salientar que a automedicação é contraindicada em todos os casos, pois pode promover alterações no quadro, dificultando a conclusão do diagnóstico. Portanto evite a prática e aguarde a data da consulta.

Tenha cautela ao selecionar um profissional, investigue a qualidade da formação, o currículo, se o médico em questão está capacitado para executar o cargo, se está afiliado aos órgãos da área como a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e procure depoimentos de pessoas que já são ou foram pacientes.

O dever de um bom médico dermatologista é promover conforto e segurança ao paciente durante a consulta, investigando a saúde e hábitos deste, esclarecendo todas as dúvidas e pondo fim as insatisfações e preocupações.

Não se automedique! Siga sempre a receita do seu médico personalizada para você!

Espero que o conteúdo tenha sido útil e que agora você se sinta mais preparado(a) para escolher e se consultar com um médico dermatologista! Qualquer dúvida a respeito, deixe aqui nos comentários! Conte-me como foi sua experiência com um profissional da área!

Abraços!

Dr. Fábio Gontijo

 

Saiba mais: Doenças de pele
Gostou? Tem mais novidades aqui: InstagramFacebook


2 comentários

Carlos Lacerda Braga · 16 de março de 2020 às 14:00

Já tenho Psiorise a10 anos gostaria de saber preço da consulta?

    Dr. Fábio Gontijo · 15 de abril de 2020 às 13:56

    Olá, Carlos ! Para valores entre em contato pelo nosso Whatsapp (31) 98591-5831. Seja bem-vindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *