Sejamos honestos: o termo “anti-idade” é bastante complicado. Afinal, todos nós, desde que nascemos, estamos envelhecendo (a menos que você seja o Benjamin Button, aí tudo bem). O que quero dizer com isso é: envelhecer é um processo natural da vida, e não há como fugir dele.

A verdade é que, quando discutimos estratégias “antienvelhecimento”, estamos falando em como manter nossa pele saudável pelo maior tempo possível. Isso não é só interessante, como necessário.

Você sabia que a maioria dos sinais visíveis de envelhecimento é causada por estresse ambiental? Quanto mais rugas e linhas de expressão nós temos, maior é o indicativo de que não estamos cuidando do nosso corpo direito, e maior será o trabalho para reverter esse quadro!

Nesse sentido, adquirir algumas estratégias “anti-idade” na sua rotina de skincare vale a pena, mesmo que a estética não seja sua única preocupação. Tendo isso em vista, nosso bate-papo de hoje será sobre alguns ingredientes essenciais para uma rotina eficaz e saudável de cuidados com a pele. Vamos lá?

Produtos anti-idade essenciais para o seu skin care

1. Protetor solar

O protetor solar é o primeiro passo para lutar contra os sinais da idade. Afinal, a exposição ao sol (e, consequentemente, raios UVA e UVB) não só causa rugas, linhas de expressão e desidratação do tecido, como também pode aumentar o risco de câncer de pele.

Por isso, consulte o dermatologista para saber qual filtro solar é o mais indicado para o seu caso. Aliás, caso você queira saber tudo o que precisa sobre esse assunto, é só clicar aqui.

2. Retinol

O retinol é derivado da vitamina A, nutriente responsável pelo aumento do turnover celular (ou renovação celular). Sendo assim, produtos que contêm ingredientes retinóides em sua composição são excelentes para quem deseja se livrar de manchas escuras e até mesmo rugas. Afinal, eles fazem com que as células da pele se renovem muito mais rapidamente, mantendo-a elástica e saudável.

O retinol é bem apoiado na literatura científica e amplamente recomendado pela comunidade dermatológica, uma vez que seus efeitos colaterais são relativamente leves. Porém, não deixe de consultar um profissional antes de aplicá-lo na pele, mesmo que o produto não exija prescrição médica.

2. Vitaminas C, E e B3 (niacinamida)

A vitamina C funciona como um antioxidante potente e, por isso, pode ajudar a clarear a pele, especialmente quando combinada com a vitamina E. Já a vitamina B3 (niacinamida) possui propriedades inflamatórias, reduzindo vermelhidão, inchaço e pontos de inflamação.

Esses nutrientes também são bem apoiados em pesquisas e podem aprimorar seus esforços contra o envelhecimento da pele. Porém, é preciso buscar pela opinião de um dermatologista porque alguns compostos, como a vitamina C e a niacinamida, por exemplo, podem não funcionar (ou até mesmo prejudicar a sua pele) juntos. Tudo depende das formulações e combinações que o produto apresentar.

3. Esfoliantes e hidratantes

Uma dupla simples, mas mágica, como a esfoliante + hidratante, é outro segredo para todas as pessoas que desejam prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

O papel do esfoliante é retirar as células mortas da pele. Hidroxiácidos como os AHA (alfa-hidroxiácidos), BHA (beta-hidroxiácidos) e PHA (poli-hidroxiácidos) são uma ótima solução para obter uma esfoliação de alta qualidade. Porém, mais uma vez, lembre-se: nada de aplicar ácidos no rosto sem a orientação de um profissional, combinado?

Agora, chegou a hora da hidratação

Nossa pele tende a ficar mais seca à medida em que envelhecemos, o que significa que precisamos de hidratantes progressivamente mais fortes e mais grossos com o passar dos anos. Essas belezinhas não só previnem a pele seca e escamosa, mas também evitam rugas e linhas de expressão.

Os hidratantes podem ser divididos em três classes: umectantes (que atraem água – ácido hialurônico), oclusivos (que prendem a água na pele – glicerina) e emolientes (que fornecem hidratação).

Atenção: manter a pele adequadamente hidratada não é o mesmo que manter a hidratação celular. Ou seja: não adianta nada passar 20 kg de produtos hidratantes do rosto se você não bebe água! Hidrate-se sempre!

No mais…

Envelhecer é um luxo que devemos abraçar e desfrutar! Porém, isso não quer dizer que você deva abandonar os cuidados com a pele e prevenir que ela envelheça precocemente.

Usar essas estratégias antienvelhecimento que pontuei aqui ainda em tenra idade trará um benefício maior para você! Porém, tenha em mente que nunca é tarde demais para começar. Então … comece agora!

E aí, ainda tem dúvidas sobre cosméticos anti-idade? É só marcar uma consulta comigo clicando aqui que nós vamos descobrir isso juntos! Pode vir que estou te esperando.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *