DRENAGEM LINFÁTICA

Um dos procedimentos estéticos mais queridos são as massagens, especialmente as que auxiliam na perda de medidas. Entre esses tratamentos, a drenagem linfática se destaca: além de indolor, diminui o inchaço e celulites. 

Apesar de ser um procedimento estético, a drenagem linfática também pode trazer benefícios para a saúde. Afinal, se você está constantemente com a sensação de inchaço, pode ser que seu corpo não esteja eliminando os líquidos adequadamente. 

Quem sofre com essa questão, no entanto, não precisa desesperar: você pode contar com diferentes tipos de massagens para estimular seu organismo. 

No caso da drenagem linfática, o procedimento pode ser feito manualmente ou com aparelhos e os resultados aparecem logo nas primeiras sessões. 

Se você deseja aliar esse procedimento ao seu processo de emagrecimento, veja agora quais os diferenciais da drenagem linfática, além dos benefícios para sua saúde.

O que é drenagem linfática?

Essa é uma técnica de massagem (manual ou com uso de aparelhos) que busca drenar e limpar os resíduos nas células do seu organismo. 

Nem sempre quando você se sente mais inchada está com acúmulo de gordura, muitas vezes, pode ser apenas seu corpo retendo líquido. 

A drenagem linfática estimula o sistema linfático do corpo, uma rede de vasos que transportam fluidos do organismo. Durante a sessão de massagem, essas substâncias voltam ao sistema circulatório para serem eliminadas. 

Além do objetivo principal de diminuir a retenção de líquido, esse tratamento também ajuda a ativar a circulação sanguínea, diminuir as celulites das áreas focais e, claro, relaxar o corpo. 

O procedimento é feito manualmente com uma série de movimentos suaves no caminho dos vasos linfáticos. Alguns profissionais aliam a massagem manual com equipamentos para garantir um resultado potencializado. 

Vale lembrar que a drenagem linfática não deve ser feita de forma agressiva. Os gânglios linfáticos ficam sob a pele, acima dos músculos, e são estimulados com movimentos leves e rítmicos.

Quais os benefícios do procedimento?

O grande benefício de realizar sessões de drenagem é remover a água que se acumula entre as células do nosso corpo. 

São esses líquidos que causam o inchaço e a celulite, e durante a massagem eles são direcionados de volta ao sangue, para serem filtrados e eliminados pelo corpo. 

O procedimento também alivia hematomas e dores resultantes de cirurgias dermatológicas e plásticas. Além de ativar o sistema imunológico e atuar como um analgésico natural. 

Entre seus maiores benefícios podemos citar: 

  • Desintoxicação do corpo; 
  • Diminuição do estresse; 
  • Tratamento de celulites e gordura localizada
  • Alívio de pós-operatório. 

Embora a drenagem linfática seja muito eficiente, vale lembrar que para conseguir bons resultados outros cuidados devem ser associados com as massagens: alimentação balanceada e exercícios físicos são indispensáveis.

Para o que o tratamento é indicado?

Se você tem tendência à uma retenção de líquido maior, a drenagem pode ser uma grande aliada. Porém, a massagem terapêutica também é indicada para outros quadros, como:

Tratamento de celulites

Esse é um dos problemas que mais incomodam mulheres em todo o mundo. Em geral, a celulite afeta a região das coxas e glúteos, mas também pode aparecer em outras partes do corpo. 

A drenagem linfática é uma grande aliada no processo para tratar e diminuir os furinhos iniciais. Ao ativar a circulação da linfa, os tecidos do nosso corpo passam a receber mais oxigênio, o que reduz consideravelmente as chances da formação de nódulos.

Diminuição de medidas corporais

O procedimento também pode ser associado ao processo de emagrecimento. Vale frisar que a drenagem linfática não emagrece sozinha, ela precisa ser aliada à outros tratamentos e hábitos saudáveis para demonstrar resultados. 

O que acontece durante as sessões de massagem é uma diminuição de medidas (não é uma eliminação de gordura, mas do líquido acumulado no organismo). Além do remanejamento das gorduras corporais. 

Recuperação pós-operatória

Outro caso em que a drenagem é recomendada é na recuperação de intervenções cirúrgicas. Sabemos que o pós operatório, para muitas pessoas, é um período sofrido. E o tratamento ajuda a diminuir uma série de sintomas. 

Os quadros em que o procedimento é mais indicado são para cirurgias plásticas como mamoplastia, lipoaspiração e abdominoplastia. E os benefícios são inúmeros: 

  • Alívio de dores; 
  • Redução de inchaço; 
  • Estímulo do processo de cicatrização; 
  • Reabsorção de hematomas. 

Quando realizada para esse fim, porém, a drenagem linfática tem suas particularidades. Os movimentos, força e tempo de tratamento são diferentes e deve seguir orientações do cirurgião. 

Quais as contraindicações do procedimento?

Assim como todo procedimento (estético ou não-estético), a drenagem também possui contraindicações. Apesar de não ser necessário uma prescrição médica para realizar o tratamento, o ideal é consultar com um dermatologista antes de iniciar as massagens. 

Apenas um profissional habilitado poderá dizer se a técnica é indicada para seu caso, quantas sessões devem ser feitas, e em que frequência. Além disso, é importante que o massagista seja capaz de fazer a drenagem linfática com os movimentos corretos – ou você pode acabar machucado. 

Pessoas com insuficiência cardíaca e hipertensão devem evitar o tratamento. Quem está tratando uma infecção ou tumor também precisa ficar atento: há riscos de que, devido à fricção da pele, células contaminadas se espalhem pelo corpo. 

Para evitar riscos, o ideal é que você escolha o profissional e ambiente adequado para o tratamento. Afinal, como em todo procedimento, os resultados só serão positivos se a técnica for bem executada. 

Além disso, lembre-se que a drenagem linfática não é uma mágica e seus resultados não são definitivos. Para alcançar seu objetivo, o tratamento precisa ser aliado com hábitos saudáveis. 

Se você quer saber mais sobre esse tipo de massagem, entre em contato para marcar uma consulta introdutória e esclarecer dúvidas. 

Esse conteúdo serve para esclarecer as principais pontos sobre drenagem linfática, mas nunca substitui o atendimento médico. 

Siga-me nas redes sociais e receba novidades em primeira mão. Você pode acompanhar os procedimentos dermatológicos que realizo por lá! 

 

Abraços, 

Dr. Fábio Gontijo.

Agende sua consulta:

CONTATOS

(31) 3283 9996

atendimento@fabiogontijo.com.br

Av. do Contorno 4747, 13° andar, salas 1314 / 1315 / 1316
Funcionários, Complexo LifeCenter, Belo Horizonte – MG

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br
©2020 Todos os direitos reservados.