INTRADERMOTERAPIA

Imagine reduzir o excesso de gordura corporal com um procedimento estético não cirúrgico. Parece bem, não é? E se, além disso, os resultados aparecerem com apenas algumas sessões de poucos minutos? O método francês de intradermoterapia é ideal para isso. 

Com eficiência comprovada quando o assunto é redução de medida corporal e rejuvenescimento da pele, o procedimento dermatológico é um dos mais procurados. Agora, você descobre como funciona o tratamento, quando ele é indicado e qual sua duração.

O que é intradermoterapia?

A intradermoterapia, também conhecida como mesoterapia, é um tratamento com injeções para aplicações de medicamentos. Normalmente, as substâncias injetadas são vitaminas, minerais, aminoácidos ou coquetéis de vários remédios. 

O procedimento pode ser usado para tratar condições médicas ou estéticas, e os benefícios são inúmeros. Entre as maiores vantagens de optar por intradermoterapia, estão: 

  • Técnica minimamente invasiva; 
  • Aplicação no local exato da ação, garantindo um resultado melhor.

Para que a intradermoterapia é indicada?

O tratamento pode ser realizado tanto em homens como em mulheres, e é indicado para diversas finalidades. A maioria dos pacientes que recorrem à intradermoterapia busca diminuir a gordura localizada (abdômen, nádegas, quadril, pernas, braços, coxas e pescoços). 

No entanto, a técnica também é indicada nos seguintes casos: 

  • Reduzir medidas corporais; 
  • Tratar celulites, flacidez e estrias
  • Diminuir linhas de expressão e rugas; 
  • Clarear manchas na pele, como melasmas
  • Controlar a queda de cabelo.

Como o procedimento é feito?

Apesar de ser um procedimento muito usado para emagrecimento, a intradermoterapia não é complexa como uma lipoaspiração, por exemplo. Nesse caso, o tratamento acontece em sessões, que variam entre trinta minutos a uma hora. 

Para cada tipo de tratamento, há uma indicação de quantidade de sessões, tempo de realização e o ativo que será injetado. 

O ideal é que as informações sejam coletadas diretamente com um médico habilitado, que possa entender o seu caso. 

O tratamento pode ser um pouco desconfortável, mas não é considerado extremamente dolorido. Caso você seja sensível à dor, pode solicitar um anestésico local para sentir-se melhor durante as aplicações. 

As agulhas usadas no procedimento são finas e curtas, o que ajuda a aumentar o conforto. Ainda assim, é muito importante que o profissional tenha a técnica adequada para injetar o ativo no ponto correto.

Quais substâncias são usadas na mesoterapia?

Não existe fórmula pronta para a mesoterapia: cada caso (tratamento e região do corpo) exigirá uma combinação diferente. Assim como cada profissional irá usar soluções diversas. 

No geral, são aplicados extratos naturais, colágeno, ácido hialurônico, vitaminas, etc. E a quantidade injetada em cada sessão é pequena. 

Ainda assim, por ser inserida na região do corpo que deseja ser tratada, sua eficácia é muito positiva.

Qual a duração do tratamento?

Assim como os compostos, o número de sessões também depende do motivo que levou o paciente a procurar a intradermoterapia. Veja abaixo como funciona o tratamento nos casos mais comuns:

Redução de gordura

Se você deseja realizar a mesoterapia para a perda de gordura localizada, saiba que o procedimento precisa ser aliado à uma rotina de vida saudável, com alimentação balanceada e atividades físicas. 

Isso é necessário porque as enzimas aplicadas não irão queimar o excesso de gordura, mas degradar as células para que sejam mais facilmente eliminadas. 

As sessões podem ser feitas em várias áreas, como queixo, papada, abdômen, coxas, braços e culotes. Na maioria dos casos, é recomendado que o paciente faça ao menos quatro sessões. 

No entanto, dependendo da parte do corpo que será tratada, o número de aplicações pode ser maior. 

Vale ressaltar que a intradermoterapia dificilmente resultará em uma drástica perda de peso. O tratamento auxilia na eliminação de gordura e redução de medidas, desde que sejam em áreas localizadas.

Rejuvenescimento Facial

Outra área comum para tratamento de mesoterapia é a face. Se você procura por procedimentos que ajudem na regeneração da pele, esta pode ser uma boa escolha. 

O procedimento é semelhante ao tratamento corporal: soluções, como o ácido hialurônico, são injetadas no paciente. 

Nesses casos, a intradermoterapia auxilia no estímulo celular, levando à regeneração natural da pele. A produção de elastina e colágeno também são estimuladas. 

Para ter resultados satisfatório, o tratamento recomendado conta com cerca de quatro sessões. A melhora na aparência da pele poderá ser percebida desde as primeiras aplicações.

Indicações e contraindicações do tratamento

Apesar de ser um procedimento simples, há alguns casos em que a intradermoterapia não é recomendada. 

Pacientes com doenças de pele no local da possível aplicação ou alérgicos à alguma substância utilizada não devem fazer o procedimento. Além disso, também não é indicado para gestantes, lactantes e cardíacos. 

Para descobrir se você é intolerante à algum ativo é necessário a realização de exames. Por isso, jamais faça um procedimento como a mesoterapia sem consultar um médico. 

Alguns dos cuidados necessários para um bom pré tratamento, são: 

  • Esteja com a pele limpa antes do procedimento, sem vestígios de cosméticos como maquiagem e cremes. 
  • Evite anticoagulantes como a aspirina (ao deixar o sangue mais fluído, as chances de ocorrer hematomas é maior). 
  • Não fique exposto ao vapor, como acontece na sauna, pois pode dilatar seus vasos e aumentar as chances de sangramentos. 

Após a intradermoterapia há chances de ocorrer hematomas e vermelhidão, mas as reações duram pouco tempo. Normalmente, as atividades diárias podem ser retomadas imediatamente. 

Para assegurar a qualidade do procedimento, o paciente deverá tomar alguns cuidados: 

  • Evite exposição ao sol e radiação UV durante o tratamento; 
  • Não utilize cosméticos como creme e maquiagem para não obstruir as picadas; 
  • Não massageie ou manipule a região tratada com a mesoterapia nos primeiros dias. 

Caso você ainda tenha alguma dúvida a respeito da intradermoterapia, entre em contato e agende uma consulta. Juntos, vamos descobrir quais os melhores tratamentos e técnicas para solucionar seus problemas. 

Se esse conteúdo foi útil para você, acompanhe minhas redes sociais para aprender mais sobre procedimentos estéticos. Siga @dr.fabio.gontijo no Instagram e no Facebook, espero você por lá!

 

Abraços, 

Dr. Fábio Gontijo.

Agende sua consulta:

CONTATOS

(31) 3283 9996

atendimento@fabiogontijo.com.br

Av. do Contorno 4747, 13° andar, salas 1314 / 1315 / 1316
Funcionários, Complexo LifeCenter, Belo Horizonte – MG

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br
©2020 Todos os direitos reservados.