LIPOENXERTIA

O Brasil é o país que mais realiza cirurgias estéticas no mundo, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). E entre os procedimentos mais procurados, está a lipoaspiração: processo para retirar gordura localizada através de sucção. 

Mas, e se você pudesse injetar o que foi retirado, em outra região do seu corpo? Esse procedimento existe e chama-se lipoenxertia. Veja como funciona, quem pode fazer esse procedimento cirúrgico e quais seus benefícios. 

O que é lipoenxertia?

Como o nome sugere, a lipoenxertia acontece associada à conhecida “lipo” (lipoaspiração), e é um procedimento em que retira-se a gordura corporal de uma região, para injetá-la novamente em outra área, como um enxerto preenchedor. 

A lipoenxertia pode ser feita tanto em tratamentos estéticos quanto em cirurgias dermatológicas e plásticas, e é feita em conjunto com uma lipoaspiração. 

Afinal, é a própria gordura do paciente (que está com excessos em alguma parte do corpo), que irá corrigir ou aumentar outras áreas, como glúteos, seios e até o rosto. 

O procedimento, assim como sua recuperação, é mais simples do que a colocação de uma prótese, por exemplo. E as vantagens de optar por esse tipo de preenchimento são muito maiores: 

  • Biocompatibilidade: um enxerto de gordura do próprio corpo diminui a chance de rejeição. 
  • Aplicabilidade: a gordura pode ser manuseada e aplicada em diferentes regiões do corpo. 
  • Durabilidade: enquanto o ácido hialurônico precisa ser reaplicado, por exemplo, o enxerto de gordura corporal tem durabilidade definitiva.

Onde o enxerto de gordura pode ser aplicado?

Antes de descobrir onde a lipoenxertia pode ser feita, você precisa saber em quais partes do seu corpo a lipoaspiração pode ocorrer. São muitas as áreas em que você pode fazer uma lipo para retirar gorduras extras, veja as principais: 

  • Abdômen: área abaixo do umbigo ou abdômen completo; 
  • Dorso: gorduras localizadas nas costas; 
  • Coxa: culotes, parte interna da coxa e abaixo do sulco glúteo; 
  • Braço; 
  • Mama: redução mamária ou lipo no pequeno excesso de gordura próximo à axila; 
  • Face: região da “papada”. 

Feita a lipoaspiração, e sendo a quantidade de gordura retirada suficiente para que seja feito um enxerto, ela pode ser usado para definir e/ou aumentar algumas regiões do corpo. 

Já para tratamentos estéticos, o enxerto pode ser aplicado nos lábios, sulcos (bigode chinês), linhas de expressão, maçã do rosto e queixo.

Como é feita a lipoenxertia?

No geral, a lipoenxertia (quando feita como cirurgia) é realizada no mesmo dia – e mesma cirurgia – que a lipoaspiração. Assim, após retirar a gordura, ela passa por um processo de purificação para ser novamente injetada no paciente. 

Esse processo serve para eliminar resíduos como restos de soro, sangue, gordura líquida, etc. Isso acontece durante a cirurgia e, depois de pronta, é inserida nas áreas desejadas, que podem ser no rosto ou no corpo. 

A lipoenxertia deve ser feita por um profissional especializado, em clínicas estéticas ou hospitais a depender da região da lipoaspiração e da parte em que o enxerto será recolocado. 

Para esse procedimento, a anestesia pode ser local nos casos de procedimentos estéticos faciais. Quando acontece junto com a lipoaspiração a anestesia é geral (ou bloqueio com a peridural). Pode ser necessária também a sedação – para enxerto corporal. 

Uma vantagem de utilizar uma substância que foi retirada do seu próprio corpo é que, dificilmente, seu organismo irá ter reações adversas, como pode acontecer com outros tipos de materiais. 

O lado negativo, no entanto, é que o enxerto é feito com o que é conhecida como “gordura viva”, ou seja, pode variar de tamanho (ganho de peso) onde foi aplicada. 

Por isso o diagnóstico médico é tão importante: apenas o profissional poderá dizer quais tipos de gordura servem para casos específicos. Assim como de onde devem ser retiradas. 

O resultado da sua lipoenxertia será permanente, mas ocorrerá uma absorção de 30% a 40% da gordura injetada, variando de acordo com cada pessoa e organismo.

Enxerto facial de gordura

Quando o enxerto de gordura é usado para cirurgias faciais, funciona para procedimentos de harmonização facial geral ou diminuição das linhas e marcas de expressão. 

Ele pode preencher alguns pontos como o famoso bigode chinês, a região malar (conhecida como maçãs do rosto), os lábios ou até dar mais forma ao queixo. 

Em todos os casos, o efeito é mais natural e duradouro. Misturando-se com outros procedimentos, combate o envelhecimento precoce, ajuda na produção de colágeno e muito mais. 

Como é a recuperação de uma lipoenxertia?

A lipoenxertia pode causar inchaço, hematomas, endurecimento e sensibilidade da região. Quanto maior for o enxerto de gordura, mais demorada será a recuperação. Porém o processo pode ser muito tranquilo, se paciente seguir todas as indicações médicas. 

Você pode retomar sua rotina em duas a três semanas, mas os sintomas, em geral, só diminuem com o tempo e podem chegar em até quinze semanas. Sendo que, para procedimentos menores, cinco semanas podem ser o suficiente. 

Assim como a lipoaspiração, a área da cirurgia não deve ser manipulada logo no primeiro mês pós-operatório. Algumas medicações também podem ser recomendadas para prevenir dores ou infecções. 

O resultado final da lipoenxertia depende dos cuidados do paciente no período de recuperação. Mas os exames pré- operatórios também são fundamentais para prevenir qualquer risco. 

A técnica e conhecimento do médico que irá atendê-lo também é a chave para uma cirurgia tranquila. Então, escolha um profissional qualificado e de segurança para realizar a lipoenxertia. 

E, claro, não esqueça de tirar todas as suas dúvidas antes de optar pelo procedimento. 

Se você tem alguma dúvida sobre cirurgias dermatológicas e procedimentos estéticos, acompanhe minhas redes sociais Instagram e Facebook

Você também pode realizar uma avaliação médica comigo para descobrir se a lipoenxertia é o mais indicado para o seu caso, é só clicar aqui e agendar um horário. 

E para mais conteúdos como esse, acesse meu blog e descubra tudo sobre estética, cirurgias e cuidados pessoais comigo. Espero você por lá! 

 

Abraços, 

Dr. Fábio Gontijo.

Agende sua consulta:

CONTATOS

(31) 3283 9996

atendimento@fabiogontijo.com.br

Av. do Contorno 4747, 13° andar, salas 1314 / 1315 / 1316
Funcionários, Complexo LifeCenter, Belo Horizonte – MG

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br
©2020 Todos os direitos reservados.