MOLUSCO CONTAGIOSO

O molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa, muito comum em crianças. Ela produz saliências ou lesões elevadas e benignas nas camadas superiores da pele.

 

Os pequenos inchaços geralmente são indolores, desaparecem por conta própria e raramente deixam cicatrizes quando não são tratados. O período de tempo que o vírus dura no corpo do paciente varia de pessoa para pessoa. Contudo, os inchaços podem permanecer de dois meses a quatro anos.

Transmissão

O molusco contagioso é transmitido por contato direto com alguém que o possui, ou por tocar um objeto contaminado com o vírus, como toalhas, peças de roupa etc.

 

Medicamentos e tratamentos cirúrgicos estão disponíveis, mas o tratamento não é necessário na maioria dos casos. O vírus pode ser mais difícil de tratar se você tiver um sistema imunológico enfraquecido.

Diagnóstico e tratamentos para Molusco Contagioso

 

É possível identificar a infecção já na primeira consulta com o pediatra, que observará as erupções cutâneas, dará o diagnóstico e encaminhará o paciente para um dermatologista.

 

Em muitos casos, os médicos preferem que o molusco contagioso desapareça por conta própria. Isso pode levar de 6 a 18 meses.

 

Às vezes, no entanto, é preciso recorrer a tratamentos para diminuir o crescimento das erupções e, dessa forma, curar a infecção mais rapidamente. São algumas soluções:

       a remoção do centro contagioso com bisturi ou pinça;

       congelamento ou raspagem das erupções;

       aplicação na pele de um agente químico ou creme, como ácido salicílico, tretinoína, cantharidin ou outro medicamento para verrugas;

       uso de um medicamento oreal chamado cimetidina.

 

Embora esses tratamentos possam ajudar a doença a desaparecer mais rapidamente, a maioria dos médicos não os utiliza porque podem ser dolorosos e queimar, empolar, descolorir ou cicatrizar de forma errada.

 

Porém, algumas pessoas insistem no tratamento quando as erupções são muitas, tornando-se embaraçosas, ou incômodas, causando coceira, por exemplo. 

 

Nestes casos, o médico responsável irá ponderar sobre as vantagens e desvantagens do tratamento, e ajudar o paciente a decidir se ele é realmente necessário.

 

Atenção: não tente remover as erupções por conta própria. Isso pode fazer com que o molusco contagioso se espalhe ainda mais pelo corpo. 

Agende sua consulta:

CONTATOS

(31) 3283 9996

atendimento@fabiogontijo.com.br

Av. do Contorno 4747, 13° andar, salas 1314 / 1315 / 1316
Funcionários, Complexo LifeCenter, Belo Horizonte – MG

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br
©2020 Todos os direitos reservados.