TRATAMENTO DE PAPADA

A papada, também conhecida como queixo duplo, é uma condição muito comum. Ela ocorre devido ao acúmulo de gordura e flacidez na região. 

Geralmente, está associada ao excesso de peso, envelhecimento ou ainda fatores genéticos.

Tipos de papada

Existem quatro tipos de papada:  
  • causada por acúmulo de gordura: geralmente observada em pacientes jovens e com excesso de peso, está associada ao aumento da quantidade de gordura submentoniana (abaixo do queixo).
 
  • causada por flacidez: surge com o envelhecimento e em pacientes que perdem uma grande parcela do peso de forma rápida.
 
  • causada por flacidez e gordura: tipo mais comum de queixo duplo, mais frequente após os 40 anos de idade. Nesse caso, estão associadas as alterações da pele típicas da idade e o acúmulo de gordura localizada.
  • anatômica: está relacionada às características do rosto. Um queixo curto, por exemplo, pode resultar em uma papada. Nesses casos, não se observa flacidez e nem gordura na região.

Causas da papada

Um “queixo duplo” pode ser provocado por vários fatores, como expliquei acima. Porém, é importante que você entenda como exatamente ele se forma. Assim, fica mais fácil se livrar dele. Vamos lá?  
  • idade: a perda de elasticidade na pele, que ocorre com o envelhecimento, leva à flacidez. Esta é especialmente notada em regiões como as bochechas e o queixo.
 
  • peso: embora o ganho de peso nem sempre seja a causa de um queixo duplo, ele pode contribuir para isso. Uma dieta rica em carboidratos e alimentos processados pode resultar em alguns quilos a mais e, consequentemente, levar à formação da papada.
 
  • genética: qualquer pessoa com um histórico familiar de flacidez, ou gordura submentoniana, tem um maior risco de desenvolver a papada.
 
  • postura: a má postura pode enfraquecer os músculos do pescoço e do queixo, contribuindo para a papada ao longo do tempo. 
  • hábitos: sedentarismo, má alimentação, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo são fatores que contribuem para o aparecimento da papada.

Tratamentos para papada

Existe uma série de opções para eliminar o queixo duplo, a maioria bastante acessível e simples. Em alguns casos, pode-se combinar mais de uma técnica para obter melhores resultados. São algumas delas:

Ultrassom micro e macro focado

Mais recente inovação no tratamento da flacidez, o Ultraformer® tem o efeito adicional de eliminar gordura localizada e é uma excelente opção no tratamento da papada. 

É necessário apenas uma sessão anual para manter o queixo em dia!

Radiofrequência

Indicada em casos mais leves de flacidez, ou como complemento a outros tratamentos. 

Essa técnica produz o aquecimento dos tecidos subcutâneos e estimula a síntese de colágeno, firmando a pele. 

Geralmente, são necessárias 2 a 6 sessões para se obter o efeito desejado.

Criolipólise

Indicada para tratar o excesso de gordura submentoniana. Nessa técnica, o resfriamento dos tecidos leva a uma destruição das células de gordura. 

Importante: a criolipólise não trata a flacidez.

Lipo Enzimática

Alternativa menos invasiva que a lipoaspiração, essa técnica reduz a gordura localizada na região da papada por meio da aplicação de enzimas lipolíticas através de agulhas extra-finas. Elas dissolvem as moléculas de gordura rapidamente (3 a 5 minutos).

Fios de sustentação

Apesar de não tratar a gordura localizada, os fios de sustentação têm um papel importante no tratamento da flacidez no pescoço e, especialmente, da perda de contorno mandibular. 


Conseguem melhores resultados quando associados a outras técnicas como o Ultraformer®, por exemplo.

Toxina botulínica

Com o envelhecimento, é comum surgirem no pescoço pregas verticais chamadas bandas platismais. Elas ocorrem quando a flacidez da pele evidencia o músculo platisma, localizado abaixo dela. 

A toxina botulínica pode ser empregada no tratamento dessas pregas, melhorando a estética do pescoço e contribuindo para atenuar a papada.

Lipoaspiração

Também conhecida como lipoescultura, remove a gordura localizada por meio de sucção. 

Essa técnica, porém, não trata a flacidez e nem o excesso de pele na região, que podem ser, inclusive, acentuados.

Cirurgia plástica

Indicada para casos em que a flacidez é mais acentuada, os procedimentos cirúrgicos envolvem uma reestruturação da musculatura para dar suporte à região e ressecção do excesso de pele.

E xô, papada!

A papada não precisa ser o fim do mundo! Existem várias opções para acabar com ela e com as outras pequenas “chatices” que surgem com o passar dos anos como a flacidez, rugas e acne da mulher adulta.

Agende sua consulta:

CONTATOS

(31) 3283 9996

atendimento@fabiogontijo.com.br

Av. do Contorno 4747, 13° andar, salas 1314 / 1315 / 1316
Funcionários, Complexo LifeCenter, Belo Horizonte – MG

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br
©2020 Todos os direitos reservados.