TRATAMENTO DE POROS DILATADOS

Poros dilatados são pequenos “furinhos” que surgem na pele e, em casos avançados, pode ser visto a olho nu. O problema é muito comum e pode ocorrer em qualquer idade e tipo de pele, e está entre uma das maiores queixas de homens e mulheres nos consultórios de dermatologia. 

Quem tem tendência a oleosidade pode desenvolver essas aberturas mais facilmente, mas não é só esse tipo de pessoa que está suscetível a desenvolver poros dilatados. Esse quadro pode acometer qualquer um, e para um tratamento de poros dilatados eficaz o acompanhamento médico é indispensável. 

O que ocasiona a dilatação dos poros?

Os poros são uma condição natural das pessoas. É por meio dessas aberturas que o sebo é fornecido para lubrificar a pele e proteger os pelos. 

Entretanto, apesar de ser uma situação comum, quando os poros se dilatam, pode gerar um grande incômodo. O ideal é que eles não sejam grandes o suficiente para serem vistos. 

Isso acontece quando nossas glândulas sebáceas aumentam a produção de sebo e o acúmulo de secreção na pele levam à dilatação. Além disso, outras condições como poluição, cravos e resquícios de cosméticos na pele podem entupir os poros de sujeira e bactéria, o que deixa-os mais visíveis. 

Questões de genética e idade também contribuem para o quadro, além de pessoas com o tipo de pele oleoso, em que há uma predisposição para a dilação. Em especial, a zona T da face (testa, nariz e queixo) é a mais atingida. 

Cuidados para prevenir poros dilatados

Embora não seja possível acabar permanentemente com os poros, há uma série de cuidados e tratamentos de poros dilatados que ajudam a regredir o quadro avançado. 

Vale lembrar que espremer cravos e espinhas nunca são uma solução, pois a parede do poro pode ser danificado, fazendo que eles não voltem ao tamanho original. 

Algumas sugestões de tratamentos caseiros podem ajudar, mas não são definitivas (temporariamente acontece uma boa resposta, mas não há garantias de resultado efetivo). 

Alguns cuidados recomendados são a limpeza da pele com produtos seborreguladores, oil-free e matificantes. Além do protetor solar que deve ser aplicado diariamente. 

É importante lembrar que lavar o rosto em excesso não ajuda a controlar a oleosidade! Pelo contrário, ou limpar demais a face, o corpo entende que a pele está sem hidratação suficiente e produz ainda mais oleosidade. 

O ideal é procurar um dermatologista para que ser avaliado, tanto para descobrir o grau do seu quadro, quanto a causa e o melhor tratamento. 

Quais tratamentos de poros dilatados são recomendados?

Para quem já possui os poros dilatados, além dos cuidados diários, alguns tratamentos médicos devem ser associados para diminuir a aparência incômoda. Apenas o dermatologista pode indicar qual procedimento é ideal para seu caso, mas alguns dos mais utilizados, são:

Limpeza de pele profunda

Um dos motivos para a dilatação é a obstrução dos poros. Por isso, um dos tratamentos de poros dilatados mais indicados (com ótimos resultados) é a limpeza de pele profunda. Além de desobstruir os buraquinhos, o procedimento profissional retira impurezas, remove acnes, comedões e miliuns. 

É importante que esse procedimento seja realizado com um profissional habilitado, como um dermatologista, pois mesmo que os cuidados em casa sejam benéficos, não conseguimos chegar na profundidade ideal para controlar a oleosidade da pele. 

Laser de Co2 fracionado

Outro tratamento de poros dilatados é o laser de Co2 fracionado. Esse procedimento ajuda não só na dilatação, mas também suaviza marcas de expressão e acnes e comedões. Ele age nas camadas mais profundas da pele, acelerando a regeneração celular (combate o excesso de sebo).

Fotorrejuvenescimento

O fotorrejuvenescimento, procedimento que utiliza Luz Pulsada Intensa (LPL), também pode ser um grande aliado no combate contra a dilatação dos poros. 

A LPL reduz não só o diâmetro dos poros que já estão visíveis, como também auxilia na redução das glândulas sebáceas. Isso ajuda a eliminar a oleosidade excessiva, além de deixar a pele com aspecto mais saudável. 

De bônus, você ainda consegue diminuir sinais de envelhecimento, como rugas e marcas de expressão. e a flacidez, uma vez que o procedimento estimula a produção de colágeno.

Peeling Químico

Você também pode apostar no peeling químico como tratamento de poros dilatados. Esse procedimento é usado para remover as camadas externas da pele que estão danificadas. 

Em geral, é usado uma solução ácida que, além de renovar a aparência, estimula a regeneração celular e torna os poros menos perceptíveis. 

Durante o procedimento (que não é demorado), você pode sentir uma leve sensação de calor e desconforto, principalmente nos tratamentos mais profundos. No entanto, logo após o peeling já dá para notar diferenças e os sintomas passam rapidamente. 

No entanto, é importante saber que apenas um peeling químico não irá trazer resultados milagrosos. O ideal é procurar um dermatologista para que o número certo de sessões para o seu caso. Para perceber diferenças profundas na sua pele, o procedimento deve ser feito com regularidade. 

Vale lembrar que nenhum procedimento é capaz de eliminar de vez os poros dilatados, mas uma rotina de cuidados diários e acompanhamento médico reduz o problema e torna-o menos visível. 

Para agendar uma consulta, clique aqui. Juntos, iremos avaliar sua pele e encontrar o tratamento de poros dilatados ideal. Este conteúdo é para trazer informações básicas sobre o procedimento, para esclarecer outras dúvidas marque um horário comigo. 

Você também pode acompanhar mais conteúdos por aqui, é só entrar no blog para conferir os artigos especiais que preparei para você. Além de aprender sobre outros procedimentos estéticos, você encontra dicas úteis para o dia a dia. Espero você lá! 

 

Abraços! 

Dr. Fábio Gontijo 

Agende sua consulta:

CONTATOS

(31) 3283 9996

atendimento@fabiogontijo.com.br

Av. do Contorno 4747, 13° andar, salas 1314 / 1315 / 1316
Funcionários, Complexo LifeCenter, Belo Horizonte – MG

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br
©2020 Todos os direitos reservados.