TRATAMENTO DE VERRUGAS

Verrugas são proliferações benignas da pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). A infecção ocorre nas camadas mais superficiais da pele ou mucosa, ativando o crescimento anormal das células da epiderme.

Tipos de verrugas

Existem cinco tipos principais de verrugas. Cada um deles aparece em uma parte diferente do corpo e tem uma aparência específica.

 

Verruga comum

 

As verrugas comuns geralmente crescem nos dedos das mãos e dos pés, mas podem aparecer em outro lugar. Eles têm uma aparência áspera e granulada e um topo arredondado. Normalmente, são mais cinzentas do que a pele circundante.

 

Verruga plantar

 

Cresce nas solas dos pés. Tem a aparência de um calo um pouco amarelado e, de vez em quando, com pontos pretos no interior. Costumam ser bem desconfortáveis, principalmente ao andar.

 

Verrugas planas

 

Geralmente crescem no rosto, coxas ou braços. São macias, pequenas, pouco visíveis e costumam aparecer em grupo. Têm um topo plano, como se tivessem sido raspadas. Podem ser rosas, acastanhadas ou levemente amareladas.

 

Verrugas filiformes

 

Crescem em torno da boca ou nariz e, às vezes, no pescoço ou sob o queixo. São pequenas, finas e alongadas.  Costumam ser da mesma cor da pele do paciente e aparecem mais durante a terceira idade.

 

Verrugas periungueais

 

Crescem sob e ao redor das unhas dos pés e das unhas. Podem ser dolorosas e afetam o crescimento das unhas.

Sobre verrugas genitais e o HPV

A transmissão do HPV ocorre por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados. Pequenas feridas são necessárias para inoculação do HPV, motivo pelo qual as verrugas são mais comuns em áreas de traumas.

 

É possível ocorrer auto inoculação por meio de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, também a transmissão pelo contato

Tratamentos

Na maioria dos casos, as verrugas são inofensivas e podem desaparecer sem tratamento. No entanto, quando aparecem na região das genitais, devem ser avaliadas por um médico.

 

Em casos estéticos, os tratamentos podem incluir:

 

Congelamento (crioterapia): pode ser feito com produtos de spray de congelamento sem receita, ou pelo médico, que usará nitrogênio líquido para congelar uma verruga. Para o tratamento em casa, as temperaturas podem chegar a 100 graus negativos. 

ATENÇÃO: o lado negativo de fazer esse procedimento por conta própria é que ele pode não congelar a verruga o suficiente, além de ser doloroso (porque o spray precisa ser aplicado por mais tempo do que se você estivesse sendo tratado em um consultório médico). Quando funciona, forma-se uma bolha ao redor da verruga e o tecido morto cai dentro de uma ou duas semanas.

 

Cirurgia: quando as verrugas não podem ser removidas por outras terapias, a cirurgia pode ser usada para removê-las.

Porém, sempre procure pela opinião de um médico

É claro que existem outras alternativas para a remoção de verrugas, mas o mais indicado é procurar pela ajuda de um profissional. Somente ele saberá qual é a melhor alternativa para o seu caso. 

Agende sua consulta:

CONTATOS

(31) 3283 9996

atendimento@fabiogontijo.com.br

Av. do Contorno 4747, 13° andar, salas 1314 / 1315 / 1316
Funcionários, Complexo LifeCenter, Belo Horizonte – MG

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br
©2020 Todos os direitos reservados.