Quando conversamos sobre os cuidados com a pele masculina, a opinião dos homens sobre uma rotina completa de skincare é praticamente unânime: “É tudo frescura. Os produtos são caros e muitos, e a rotina é complicada e demorada. Não tenho paciência, nem disposição para tanto!”.

Pois bem…. saiba que isso, além de ser mentira, é um baita desserviço para eles. Afinal, o hábito de praticar certos cuidados com o rosto é uma das ferramentas mais poderosas que temos contra a maioria dos problemas comuns que enfrentamos. Sim, estou falando das acnes, das rugas e até mesmo dos danos causados ​​pelo sol.

O problema é que, como esse assunto virou “moda”, principalmente no universo dos influencers digitais, fica difícil separar o necessário do capricho. É tanta informação que ficamos até zonzos! Aí, fica fácil desistir desse autocuidado, né?

Ainda assim, um estudo apontou que os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência. Pensando nisso, hoje resolvi fazer esse texto com tudo o que você precisa saber sobre os cuidados com a pele masculina. Preparado?

Afinal: qual é a importância de cuidar da pele?

A pele, além de ser o “cartão de visitas” de uma pessoa, também é o maior órgão do corpo humano e, assim como todos os outros, merece bastante cuidado.

Contudo, uma rotina de skincare eficaz exige mais do que apenas lavar o rosto com água e sabão. É como qualquer outra coisa na vida que vale a pena: é preciso comprometimento, consistência e cuidado, sem mencionar uma quantidade saudável de experimentação até encontrar os produtos certos para você.

A boa notícia é que o desenvolvimento de uma rotina de cuidados com a pele a partir do zero requer apenas algumas etapas simples. E acredite: você ficará surpreso com os resultados que verá após algumas semanas.

Então, continue comigo que vou te explicar como iniciá-la e mantê-la do jeito certo. Vamos lá?

Como cuidar da pele do rosto do homem?

Embora existam diferenças significativas entre a pele dos homens e das mulheres (a pele dos homens, por exemplo, é mais espessa e oleosa), os elementos básicos de um plano eficaz de cuidados com a pele permanecem os mesmos.

Descubra qual é o seu tipo de pele

O primeiro passo é aprender a identificar e entender o próprio tipo de pele. Dessa forma, você saberá como cuidar dela do jeito certo, assim como selecionar os produtos mais adequados para a rotina.

Para isso, a melhor conduta é se consultar com um dermatologista. Somente ele saberá dizer, com exatidão, qual é o seu tipo de pele. As diferentes categorias incluem:

  • pele sensível: costuma arder ou se irritar com facilidade, seja por alterações climáticas, contato com alguma superfície ou produto específico, e por aí vai;
  • pele normal: é mais equilibrada, apresenta poros finos e uniformidade em sua superfície;
  • pele seca: por ser incapaz de reter o volume necessário de água para se manter saudável, ela possui textura escamosa e áspera, assim como tonalidade opaca. Em alguns casos, pode provocar coceira e irritação;
  • pele oleosa: produz grandes quantidades de sebo e, por isso, está mais propensa a desenvolver cravos e espinhas. Além disso, possui um brilho excessivo e os poros mais abertos e visíveis.
  • pele mista: costuma ser normal ou seca nas regiões das bochechas, e oleosa na zona T (testa, nariz e queixo). Nas áreas com mais sebo, apresenta poros mais evidentes e abertos e, consequentemente, mais propensão a desenvolver cravos e espinhas.

Entenda o básico do cuidado com a pele

Antes de entrar na rotina de cuidados com a pele por si só, é preciso antes entender os preceitos básicos do skincare. São eles:

1. Saiba exatamente o que você está passando no rosto

Estude mais sobre os ingredientes presentes nos produtos de skincare, entenda para o quê eles servem e saiba quais deles são melhores para o seu tipo de pele.

Se você tem pele com tendência à acne, por exemplo, procure por cosméticos e dermocosméticos que tenham a descrição de “para peles oleosas” ou “não comedogênico”, por exemplo. Agora, se além de oleosa, sua pele ainda for sensível, dê preferência a produtos hipoalergênicos e sem fragrâncias. Entendeu?

2. Lave o rosto com os produtos certos

Lavar o rosto diariamente com água e sabão, apesar de comum, é horrível para a pele masculina e feminina! Afinal, o sabonete contém ingredientes agressivos que podem secar e irritar a sua pele.

Por isso, SEMPRE use sabonetes faciais e, de preferência, em forma de pumps, para dificultar a contaminação do produto por bactérias. E AH: lembre-se de ler os rótulos para escolher o tipo apropriado para o seu caso, e nunca deixe de consultar o dermatologista.

Além disso, são outras dicas importantes para lavar o rosto do jeito certo:

  • dê preferência à água fria, ou no máximo morna;
  • não precisa lavar o rosto muitas vezes ao dia. O ideal é fazê-lo ao acordar, e ao dormir. Do contrário, pode ocorrer um efeito rebote na pele, tornando-a mais oleosa.

3. Seja cuidadoso e seletivo ao se barbear

Para alguns homens, os aparelhos de barbear em lâminas costumam funcionar muito bem. Porém, se você costuma ter inchaços, alergias ou pelos encravados ao usá-las, procure por outras alternativas.

Ao encontrar o melhor método de barbear para a sua pele, certifique-se de:

  • umedecer a região em que a lâmina vai passar com água ou loção para barbear (nunca deixe de ler os rótulos para escolher a melhor para o seu rosto);
  • aparar o pelo na direção em que ele nasce e cresce, e não o contrário;
  • higienizar a lâmina antes de colocá-la em contato com o rosto, e nunca compartilhá-la com outras pessoas;
  • troque a lâmina a cada 7 vezes que se barbear.

4. Hidrate a pele diariamente

Uma pele hidratada dificilmente possui muitas rugas e linhas finas, e apresenta uma aparência mais jovial e saudável. Nunca deixe de se consultar com o dermatologista para saber qual é a melhor opção para o seu caso.

Geralmente, os melhores produtos para a hidratação da pele possuem ácido hialurônico em sua composição.

5. Observe sua pele

Verifique sua pele regularmente (pelo menos uma vez ao dia, em frente a um espelho limpo e bem iluminado). Veja se aparecem novas manchas ou verrugas que coçam, sangram ou mudam de cor. Estas, geralmente, são sinais precoces de câncer de pele.

Se você notar algum ponto/mancha suspeita, não hesite em marcar uma consulta com o dermatologista.

6. Use filtro solar

Use protetor solar sempre que sair de casa, e aplique-o pelo menos 15 minutos antes de se expor ao sol. Essa prática ajuda a evitar diversos danos à pele causados ​​pelo sol, como rugas, manchas de idade e até mesmo câncer.

Dica: não se esqueça de passar o filtro solar em áreas muito expostas, porém “esquecíveis” do corpo, como o couro cabeludo, orelhas, pescoço, lábios, mãos, cotovelos e sola do pé.

Para melhor proteção, use produtos de amplo espectro, resistentes à água e com FPS acima de 30. Lembre-se de aplicá-los novamente a cada duas horas, ou imediatamente após nadar/suar.

Quando devo fazer skincare?

Como já falamos, o cuidado com a pele deve ser diário. Se possível, vale a pena lavar o rosto com sabonete facial e hidratar a cútis (ambos de manhã e à noite).

Assim, você se cuida ao se barbear e, também, após um longo dia exposto a diversas impurezas.

Além disso, a reaplicação do filtro solar deve acontecer várias vezes ao dia, não se esqueça disso!

Cuidar da pele evita foliculite, cravos e espinhas?

Além de retardar o envelhecimento, o cuidado com a pele masculina também deixa a cútis mais saudável.

A maneira como você se barbeia faz toda a diferença, mas é fundamental o controle da oleosidade, esfoliantes e hidratação. Isso reduz o aparecimento de espinhas, cravos e a temida foliculite.

Ou seja, só há vantagens em cuidar da pele masculina. Com pouco tempo de dedicação diária, você já vai ver a redução desses problemas que incomodam tanto!

Tenho barba, é possível cuidar da pele assim mesmo?

A barba faz com que a pele que está embaixo seja mais oleosa, afinal, os pelos aumentam muito essa característica. Porém, nem por isso você deve deixar de cuidar da sua cútis.

É fundamental lavar a barba que, além de ficar mais sedosa, ficará menos oleosa e, consequentemente, será menos agressiva à pele.

Nos espaços sem pelos, você deve ter os mesmos cuidados que já citamos, assim como prestar atenção na maneira de se barbear.

E no que diz respeito ao protetor solar, não se engane achando que os pelos, por si só, lhe protegem da exposição ao sol. Nesse caso, você pode dar preferência por filtro solar em spray, de maneira que a aplicação seja mais fácil, e espalhar o produto com a ponta dos dedos, mesmo embaixo da barba.

Entregue-se à rotina de cuidados com a pele!

A única pessoa verdadeiramente capacitada para estabelecer uma boa rotina de skincare para você, como já falei, é o dermatologista. Porém, já te digo de antemão que, a maioria das rotinas de cuidados com a pele incluirão os seguintes passos:

  • limpeza;
  • hidratação;
  • filtro solar.

Em casos mais avançados, entre estes três passos podem ser adicionados:

  • esfoliantes (físicos ou químicos, com retinoides);
  • tonificantes;
  • creme para a região dos olhos;
  • máscaras de tratamento (diurnas ou noturnas).

Dica: seu médico vai te explicar isso, mas as aplicações, geralmente, acontecem na ordem do produto mais leve e aquoso, para o mais pesado, com a textura mais grossa.

E depois do skincare básico?

Viu que o básico do skincare, para qualquer homem, não é um bicho de sete cabeças? Estabelecendo uma boa rotina de cuidados com a pele, pode apostar que seu rosto, dentro de algumas semanas, ficará muito mais saudável, viçoso e fortalecido.

Caso você tenha a necessidade de entrar com produtos mais pesados, pode ficar tranquilo: o dermatologista vai te orientar direitinho, com tudo que você precisa saber para resolver o seu quadro.

No mais, uma boa rotina de skincare a todos e até a próxima!

E aí, você quer cuidar da sua pele? Basta marcar uma consulta comigo clicando aqui que, juntos, vamos encontrar a melhor forma, combinado?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *